A visão de Sayaka Kajita Ganz

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inspirada por simples utensílios de cozinha, geralmente usados por pouco tempo e jogados no lixo, a japonesa mostrou sensibilidade e criatividade para elaborar esculturas feitas desses materiais. Em formato de animais, as obras parecem estar vivas!

As peças utilizadas são recolhidas em postos de reciclagem, lixões, brechós ou recebidas por doações de amigos e fãs da artista. São usadas colheres, garfos, espátulas, conchas e uma infinidade de utensílios que usamos diariamente. Sayaka chega a utilizar até 500 objetos em uma única escultura, que chegam a medir até 30 metros de altura.

A artista só utiliza materiais que já foram usados e descartados, com o objetivo de dar um novo significado a eles com o processo de reaproveitamento e regeneração. Segundo divulgado no site  Coletivo Verde, Sayaka se inspira de acordo com a espiritualidade tradicional antiga do Japão: “o Xintoísmo Japonês acredita que todos os objetos e organismos possuem espírito e quando são descartados antes do tempo, choram dentro das latas de lixo”.

“Construindo estas esculturas eu tento entender as situações e os relacionamentos humanos que me rodeiam. É uma maneira de contemplar e  lembrar que, mesmo que haja um conflito, existe uma maneira de todas as peças se encaixarem”, completa.

Idéias sustentáveis, podem ser reais.

Veja também o vídeo do processo produtivo de uma das peças:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s