Sacola de pano

Em São Paulo, as ecobags estão oficialmente em alta. Supermercados deixaram de oferecer sacolas plásticas descartáveis para estimular o uso de sacolas duráveis e poupar o meio ambiente.

Entre caixas de papelão e carrinhos com bolsas acopladas, a opção mais popular vêm sendo as bolsas reutilizáveis.  De tecido natural ou sintético, elas têm conquistado espaço nos mercados e na mídia, muitas vezes com design exclusivo.

O Secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e apoiador da iniciativa, Eduardo Jorge, explicou à Superinteressante os benefícios ambientais da lei. Um dos objetivos é reduzir o impacto que as sacolas plásticas têm nas enchentes da cidade, por entupirem bueiros.

Um segundo efeito positivo é diminuir a destinação inadequada das sacolas para rios, mares e locais que causem prejuízo à fauna. E, finalmente, a contribuição para a redução do uso de combustíveis fósseis, ao ser evitado o uso do plástico,  material derivado do petróleo.

Se você está convencido dos argumentos para usar uma ecobag,  que tal fazer a sua própria bolsa com os passos que damos a seguir? Serão necessários uma camiseta de malha velha, tesoura, agulha, linhas e uma caneta! A artista Delia Randall ensina em seu site Delia Creates como criar uma versão resistente e adorável. “Não sou a pessoa mais verde do mundo, mas acredito que devemos cuidar do nosso planeta, e o principal ponto é tentar”, diz a criadora da arte.

Veja abaixo o passo-a-passo e desfile sua ecobag. Aproveite para disseminar a ideia caso em sua cidade o assunto não seja discutido!

PASSO 1:

Pegue a camiseta velha, e vire-a do lado avesso. Desenhe o formato que você deseja obter na bolsa – oval, quadrada, retangular. O  tamanho é você quem escolhe.

PASSO 2:

Corte atravessando ambas as camadas do tecido para que você tenha duas peças idênticas. Você pode deixar a bainha da camiseta intacta ou cortá-la fora.

PASSO 3:

Junte as duas camadas. Em seguida costure a borda de uma na outra. Deixe a abertura do saco intacta.

PASSO 4:

Para evitar desgaste, com uma linha mais grossa aplique pontos em zigue-zague na parte estreita da borda.

PASSO 5:

Use uma régua e caneta esferográfica para desenhar os traços. Importante: deixe um espaço de quatro centímetros a partir do topo para o início das marcações.

PASSO 6:

Use uma tesoura ou um estilete. Corte os espaços entre as linhas demarcadas. De preferência, deixe um espaçamento de 2 cm de um corte para o outro.

PASSO 7:

Estique a sua bolsa.

PASSO 8:

É isso aí! Se você lavá-la e as fendas se enrolarem um pouco, o visual fica ainda melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s