“Kunststoffhaus FG 2000”

514c73b55b092-3ac_decoracao-anos60-psicodelico-sixties-02

Você já deve ter lido em alguma revista de moda recente que a década de 60 está voltando com tudo, certo? Coincidentemente, descobrimos esses dias as fotos de uma casa maluca construída entre 1968 e 1970 em Altenstadt, na Alemanha. Com estrutura externa pré-fabricada em fibra de vidro, ela virou um marco da arquitetura dessa efervescente década. A casa lembra muito as instalações lúdicas do designer Verner Panton, hoje considerado um grande mestre do design – foi ele quem desenhou a lendária cadeira Panton, lembrou? Porém, o responsável por esse projeto inusitado é Wolfgang Feierbach, que batizou sua criação de “Kunststoffhaus FG 2000″.
Ao que tudo indica, a ideia era que esse espaço funcionasse como uma “party house”, perfeita para organizar festas e reunir muitas pessoas em uma atmosfera psicodélica. No final dos anos 60, as experiências com alucinógenos eram consideradas algo comum, até rotineiro na vida dos jovens, e isso influenciou diretamente o design de interiores – para os revolucionários da época, era necessário criar espaços tão estimulantes e extraordinários quanto os delírios provocados pelas drogas. Materiais surpreendentes, como, nesse caso, os tapetes instalados no teto, provocavam experiências sensoriais únicas, transformando os ambientes em um complemento do efeito dos alucinógenos, prolongando o estado de transe. Isso talvez explique também o uso de cores contrastantes em praticamente toda a casa.
A decoração da “Kunststoffhaus FG 2000”, como o próprio nome sugere, também revela a influência de outra forte tendência da década: o visual Space Age. Com a chegada do homem à Lua, o tema espaço se tornou popular no cinema, em livros e também dentro das casas. Móveis com pegada futurística e formas orgânicas começaram a fazer muito sucesso, entre eles as poltronas da série Dijnn, de Oliver Morgue. É, talvez esse lado psicodélico dos anos 60 não funcionasse muito bem nos dias de hoje, mas uma coisa é certa: todo mundo adoraria ter a chance de ir em uma festa de arromba nessa casa, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s