A Escócia por Chanel

chanel_071_1366.450x675
O desfile de Métiers d’Art 2012-2013 da Chanel levou todo o glamour de Paris para a Escócia, o desfile foi montado no palacete Linlithgow, em Edimburgo em dezembro de 2012. A coleção tem uma proposta  “old tradition” com estampas escocesas com destaque para o xadrez dos tartans, tweed, lã de caxemira e o linho, fazendo uma clara referência ao  universo das vestimentas escocesas.

A lã surgiu como carro-chefe em estampas diversas, sobreposições pesadas entraram em contraste com as formas medievais da história da monarquia da Escócia presentes nas peças.

Balonês, golas e mangas bufantes em vestidos off-white feitos para ninguém senão as mulheres da realeza foram os pontos de luz entre as demais produções, todas em tons mais sombrios, como preto, cinza, vermelho, laranja fechado e roxo. Mas a presença de um look infantil trouxe suavidade para a passarela com a entrada de um pequeno garoto em seu kilt preto, sobrepondo calça e a camisa branca, com direito a lenço amarrado e minipaletó de tweed.

Mesmo com a neve e a temperatura de menos três graus, na fila A, estavam o embaixador francês Monsieur Bernard Emie, o chefe do clã da Escócia Sir Malcolm e MacGregor, o conde e a condessa de Cawdor, o visconde e a viscondessa de Petersham, o conde e a condessa de Moray. Figuras como Alicia Vikander, Anna Mouglalis, Poppy Delevigne, Joana Preiss e Caroline Sieber também marcaram presença.

O desfile mostra antagonismo entre Elizabeth I (rainha da Inglaterra e da Irlanda entre 1558 e 1603) e Mary Stuart (rainha da Escócia de 1542 a 1567), que acabou sendo decapitada sob a ordem de Elizabeth, sua prima.

Em entrevista ao site WWD, o estilista Karl Lagerfeld afirma “a ideia da Escócia, vem da mistura de Coco Chanel e Mary Stuart – duas rainhas da moda”. Assim vemos um retorno às origens da marca, já que Gabrielle Chanel descobriu a Escócia com o Duque de Westminster, passando a se inspirar nos tweeds, cardigãs e tricôs de malha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s