Por trás das máscaras: as fotografias de Phyllis Galembo

Desde meados dos anos 80, Phyllis Galembo tem produzido um impressionante trabalho fotográfico que documenta o caráter físico, costumes e rituais das práticas religiosas e populares africanas e suas manifestações no Caribe e na América do Sul.

Depois de estudar fotografia e gravura na Universidade de Wisconsin, em 1970 ela começou a fotografar pessoas vestindo trajes festivos. Então, em 1985, ela viajou para a Nigéria com o propósito de fotografar sacerdotes e sacerdotisas com seus trajes tradicionais e objetos cerimoniais. “Fiquei fascinada com a ideia de roupas rituais terem um poder espiritual,  transformador. Eu segui a história para o Haiti, onde acredita-se que os sacerdotes e sacerdotisas de vodu transformam-se através de suas roupas em seres mágicos.

Por mais estranha que suas imagens parecem, Galembo – que descreve o seu interesse como “artístico e antropológico ‘- diz que eles são apenas uma variante mais estridente de rituais existentes no Ocidente.

A peculiaridade e a variedade de texturas, formas e estampas impressiona de um lugar para o outro, revelando universos possíveis de inspirações, de cores e de outros de pontos de vista. Criando estéticas completamente antagônicas às vigentes na atualidade, mas não por isso menos interessantes e belas.

Anúncios

3 thoughts on “Por trás das máscaras: as fotografias de Phyllis Galembo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s